toxina botulínica facial - Clínica de estética BotoEsthetic

Toxina Botulínica facial: O aliado do rejuvenescimento

O rosto é a parte do corpo mais notória e aparente, e quando estamos insatisfeitos com ele, é muito difícil conseguir manter a autoestima. Desse modo, a Toxina Botulínica facial é um procedimento estético bastante utilizado nesses casos, principalmente para diminuir as rugas e marcas de expressão. 

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a Toxina Botulínica é o tratamento não cirúrgico mais realizado no país.

E isso se dá devido aos inúmeros benefícios que o procedimento apresenta à pele, aumentando a autoestima de quem realiza o tratamento.

Nesse artigo respondemos às principais dúvidas e questionamentos acerca da Toxina Botulínica facial, através dos seguintes tópicos:

  • O que é a Toxina Botulínica?
  • A ação da Toxina Botulínica facial;
  • Toxina Botulínica e rejuvenescimento facial;
  • A aplicação da Toxina Botulínica facial;
  • Tempo de duração da aplicação da Toxina Botulínica;
  • O uso da Toxina Botulínica facial de forma preventiva;
  • Casos em que a Toxina Botulínica facial não é a melhor opção;
  • Quem não deve utilizar a Toxina Botulínica Facial?

Acompanhe a leitura!

O que é a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, sendo utilizada para os mais diversos fins dentro da medicina. 

Essa substância é uma neurotoxina que impede a contração dos músculos, levando à paralisia destes.

É muito comum associar a ação da Toxina Botulínica na inibição das linhas de expressão. Contudo a sua utilização é feita também nos seguintes casos:

  • Blefarospasmo (doença neuromuscular que causa contração involuntária dos músculos ao redor dos olhos);
  • Estrabismo (olhos não paralelos);
  • Distonia cervical (doença muito dolorosa na qual os músculos do pescoço se contraem involuntariamente);
  • Hiperidrose (excesso de suor);
  • Enxaqueca (diminui a incidência da enxaqueca);
  • Entre outras aplicações.

É importante salientar que o uso da Toxina Botulínica na estética deve ser feito sob orientação do dermatologista ou outro profissional capacitado para aplicação da toxina. Dessa forma, é possível obter um resultado mais satisfatório.

A ação da Toxina Botulínica facial

A toxina botulínica promove o bloqueio das terminações nervosas, impedindo a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável por transmitir os sinais do cérebro até o músculo.

Como resultado, a atividade muscular da região fica paralisada e as rugas não se formam, assim a aparência ganha uma expressão mais jovem e saudável.

Toxina Botulínica e o rejuvenescimento facial

A paralisação do músculo que tem a promoção feita pela Toxina Botulínica facial permite que a pessoa que passou pelo tratamento aproveite os efeitos do combate ao envelhecimento, isto é, com a suavização das rugas e linhas de expressão.

Dentro desse contexto, indica-se a Toxina Botulínica para o tratamento de rugas dinâmicas. Estas são as formações que ocorrem ao realizar contrações musculares, isto é, quando fazemos uma expressão facial.

As rugas dinâmicas mais comuns são as formadas no canto do olho, os famosos pés de galinha ou aquelas geradas pelo franzir da testa.

Ao realizar a aplicação da Toxina Botulínica nessas regiões, ocorre a paralisação do músculo. Dessa forma, as formações de vinco na pele que deixariam você com a aparência envelhecida, somem.

Além das rugas e linhas de expressão, é possível utilizar a Toxina Botulínica facial para arquear as sobrancelhas. Com isso, elas tomam uma posição mais elevada, tendo como resultado um olhar rejuvenescido.

Vale salientar que o procedimento da Toxina Botulínica facial tende a parecer bastante natural e sutil. Contudo, o semblante se torna mais equilibrado e revitalizado.

A aplicação da Toxina Botulínica facial 

A aplicação da Toxina Botulínica é feita diretamente nos músculos responsáveis pela formação da ruga, e portanto, precisa estar restrita a área que se pretende paralisar.

Todo esse cuidado é para não comprometer outros setores do rosto e tirar a naturalidade das feições.

Nesse sentido, as doses devem ser compatíveis com os objetivos e expectativas de cada paciente em relação aos resultados esperados.

Não somente, o procedimento deve ser feito por um profissional com habilitação. Que assim, será capaz de estabelecer com precisão e segurança a dosagem indicada para cada situação e necessidade.

A aplicação da Toxina Botulínica ocorre da seguinte forma:

  • No dia da aplicação você será acomodado em uma cadeira ou maca, de forma que se sinta confortável.
  • Em seguida, a pele do rosto será completamente higienizada para que não surjam infecções na área do procedimento.
  • Com a pele limpa, o profissional aplicará um anestésico local.
  • Em seguida, a aplicação da Toxina Botulínica ocorre por meio de uma agulha que transporta a substância que está no interior da seringa para o seu rosto.

Tempo de duração da aplicação da Toxina Botulínica

Nas mulheres, o efeito geralmente dura de 4 a 6 meses. Contudo, nos homens o tempo se restringe a cerca de 4 meses. Isso porque a pele e os músculos dos homens são mais resistentes.

Por isso, é necessário repetir o procedimento de aplicação da Toxina Botulínica facial depois desse tempo, para a manutenção dos resultados.

O uso da Toxina Botulínica facial de forma preventiva

Atualmente, o uso da Toxina Botulínica Facial vem sendo feito para prevenir, mas também retardar o surgimento das linhas e marcas de expressão, que com o tempo se transformam em rugas.

Nesse sentido, como as regiões que são mais susceptíveis ao surgimento das rugas são paralisadas antes mesmo das marcas de expressão aparecerem no rosto, a Toxina Botulínica pode atuar de forma preventiva.

Dessa forma, as rugas sofrem impedimento na hora de se manifestarem.

Por isso, o uso da Toxina Botulínica facial é muito indicado para você que deseja retardar os efeitos do envelhecimento da pele. Não há dúvidas que o tempo em que a sua pele se manterá viçosa será bem maior.

Casos em que a Toxina Botulínica facial não é a melhor opção

Não indica-se a Toxina Botulínica para o tratamento de rugas permanentes.

Isso porque o resultado ocorre através da paralisação no músculo, e rugas permanentes surgem por outros fatores.

Essas rugas são os vincos que estão presentes no rosto o tempo todo, independente da expressão facial.

Dentro desse contexto, temos como exemplo clássico, o bigode chines. Essa é a marca que está presente do canto externo do nariz até o canto da boca.

Nesse caso em especial, as rugas se originam de um desnível na pele formado pela repetição dos movimentos. Desse modo, ocorre a perda da firmeza da pele.

Além disso, não há recomendação de Toxina Botulínica facial para o aumento do volume dos lábios.

Para esse procedimento, o mais indicado é o preenchimento labial.

Quem não deve utilizar Toxina Botulínica Facial?

As contraindicações à aplicação da toxina botulínica incluem pessoas que apresentam reação alérgica após exposição prévia, grávidas, bem como mulheres em processo de amamentação e aplicação em locais inflamados ou infectados.

Para as demais pessoas que buscam a reparação da pele e atenuação ou prevenção do envelhecimento, a aplicação da Toxina Botulínica facial é uma excelente alternativa de tratamento.

Se feito com um profissional habilitado, o tratamento é eficiente e seguro.

Avaliação de um profissional capacitado faz toda a diferença na escolha dos procedimentos estéticos, e se você deseja o melhor resultado, conte com a clínica de estética BotoEsthetic. Agende a sua avaliação gratuita conosco!

1 comentário em “Toxina Botulínica facial: O aliado do rejuvenescimento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima