Se você ainda está na dúvida sobre fazer o procedimento com a toxina botulínica, este artigo é para você!
Aqui vamos revelar o que é a toxina botulínica e como ela surgiu, além do porque desta técnica fazer tanto sucesso entre mulheres e também homens de várias faixas etárias.
Está com receio de fazer o procedimento e deseja antes saber tudo sobre o uso da toxina botulínica?
Confira agora mesmo!
O que é a toxina botulínica?
Primeiramente, o que muita gente não sabe é que o nome popular do procedimento é, na verdade, uma toxina produzida por uma bactéria de nome científico Clostridium botulinum.
No caso, se trata da mesma bactéria causadora da doença botulismo (doença não transmissível). Mas calma, ela não vai causar problemas na sua pele!
E vamos explicar o porque:
A toxina botulínica industrializada é purificada e é amplamente usada para rejuvenescer a pele quase que de forma instantânea. Quando administrada por um profissional qualificado, as doses são precisas e específicas para chegar ao seu resultado satisfatório, por isso, não causam a doença ou efeitos colaterais.
Como surgiu?
Para saber tudo sobre o uso da toxina botulínica precisamos voltar em 1810, quando o médico-cientista e poeta, Dr. Justinus Kerner de Württemberg, explicou a doença chamada botulismo.
Desde então, foram publicados os primeiros estudos sobre a doença até 1822.
No entanto, o que o Dr. Kerner já imaginava era que a toxina que causava uma doença tão séria poderia ser usada para tratar doenças como espasmos musculares.
Assim, este grande poeta e médico, excelente cientista e incrível ser humano, destacou-se em todas as áreas às quais se dedicou.
Porém, somente anos mais tarde, cerca de 200 anos depois, é que a suspeita da toxina para fins estéticos começou.
Hoje, graças a inúmeros estudos e testes sobre esta mesma toxina, foi descoberto que ela é usada para prevenir o envelhecimento e tornando as pessoas mais joviais.
Como funciona?
O procedimento deve sempre ser feito por um médico especializado, pois a toxina é aplicada no músculo, provocando o relaxamento da região da face e em outras partes do corpo.
Veja em que partes do corpo podem ser aplicadas a toxina botulínica:
- Em volta dos olhos;
- Na região das sobrancelhas chamadas de glabela;
- Testa;
- Queixo;
- Vincos verticais do pescoço;
- Linhas que se formam no colo;
- Pode ser aplicado para tratar suor excessivo nas axilas;
- Na palma da mão e planta dos pés para tratar sudorese;
- Em volta da boca, (muito procurado por fumantes e quem tem o bigode chinês) e para tratar pessoas que sofrem com a gengiva da parte superior desproporcional em relação aos dentes e lábios.
Ou seja, o uso da toxina botulínica vai muito além de somente trazer um efeito “boneca” para o rosto.
Para quem é indicado?
Para quem deseja saber tudo sobre o uso da toxina botulínica e deseja realizar o procedimento, precisa antes de tudo, passar por uma consulta com um profissional experiente no assunto.
Mulheres e homens estão buscando cada vez mais o procedimento para ter uma pele livre de linhas de expressão causadas pelo fator idade e estilo de vida.
Portanto, não há uma regra quanto à faixa etária certa para fazer uso da toxina botulínica, e tudo dependerá da avaliação do profissional que deve ser sempre honesto com seu paciente.
Normalmente, o procedimento é rápido e pode ser feito no consultório e tem a duração de aproximadamente 10 minutos.
A toxina botulínica é segura?
De fato, o uso de toxinas faz parte da história da medicina. Aconteceu o mesmo com vários medicamentos amplamente utilizados para hipertensão, por exemplo, derivado do veneno da cobra “jararaca”.
Muitas outras toxinas que resultam de substâncias naturais também têm sido usadas.
No caso da toxina botulínica, as doses utilizadas para o tratamento das rugas são cerca de 30 vezes inferiores às que causariam maiores complicações ou doenças.
Dito isso, se você está na dúvida se a toxina botulínica é segura, quando realizado de forma segura e, após uma consulta minuciosa, o procedimento pode ser feito com segurança.
O médico, poeta e cientista Kerner ficaria satisfeito em ver essa toxina causadora de doenças, sendo domada e usada para a felicidade e a melhoria da qualidade de vida de muita gente.
Quanto tempo dura?
As pessoas que estão curiosas para saber tudo sobre o uso da toxina botulínica querem saber quanto tempo o efeito lifiting permanece aparente.
O resultado é muito rápido podendo ser notado dento de poucos dias e pode ter uma durabilidade de 8 meses dependendo da pele e da necessidade de cada pessoa.
A priori, o procedimento também não deixa marcas, mas exige alguns cuidados que são passados pelo profissional logo na consulta para a ciência do paciente.
Qual profissional pode aplicar?
Como regra geral, os profissionais capacitados para aplicar a toxina botulínica são:
- Dentistas;
- Farmacêuticos;
- Médicos.
Somente estes profissionais estão capacitados para realizar a aplicação da toxina botulínica, pois podem atuar na estética avançada, bem como realizar vários procedimentos estéticos.
Quanto custa uma aplicação?
Naturalmente, quem deseja saber tudo sobre o uso da toxina botulínica busca saber o valor deste procedimento.
Isso pode variar de estado e de uma clínica para outra, mas como base, os valores variam de R$ 600,00 a R$ 1.500 aproximadamente. Lembrando que essa é uma estimativa, pois o valor final depende de muitos fatores.
Quais são as contraindicações da toxina botulínica?
Para finalizar nosso guia tudo sobre o uso da toxina botulínica 2020, é preciso ressaltar que procure uma boa clinica para realizar o procedimento, pois a toxina botulínica, apesar de ser benéfica para retardar o envelhecimento e fazer desaparecer rugas aparentes, trata-se de um composto muito poderoso e que deve ser tratado com a devida cautela.
Dito isso, é preciso conhecer as principais contraindicações do produto.
Converse bastante com o profissional sobre isso.
Algumas contraindicações:
Não podem fazer uso da toxina botulínica as gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo.
Tudo dependerá e será definido na sua avaliação.
Conclusão:
Bem agora que já sabe tudo sobre a toxina botulínica não deixe de consultar um especialista e esclarecer pessoalmente suas dúvidas.
Porém, você não chegará como um leigo na consulta e poderá se aprofundar no assunto para ficar o mais seguro possível quanto à realização do procedimento. Ademais, não se esqueça de compartilhar e se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.
Pingback: 5 Benefícios do Botox® para a autoestima: Não espere as rugas aparecerem! - BotoEsthetic - Harmonização Facial
Pingback: Harmonização facial: como funciona este procedimento estético? - BotoEsthetic - Harmonização Facial
Pingback: Quando começar a aplicar toxina botulínica? - BotoEsthetic
Pingback: Nova cínica de estética em Campina Grande - BotoEsthetic