Descubra se existe uma idade certa para iniciar este procedimento estético
A toxina botulínica é muito utilizada em procedimentos para preenchimentos de rugas e diminuição das linhas de expressão. Isso acontece porque a substância tem uma ação paralisante muscular. Ela funciona muito bem nos pés de galinha ao redor dos olhos, rugas na testa e vinco entre as sobrancelhas.
Hoje em dia, o procedimento é bastante popular em homens e mulheres que desejam não apenas reduzir os sinais de envelhecimento, mas preveni-los. Portanto, o tratamento é bastante comum em diferentes faixas etárias, gerando a dúvida sobre qual idade começar as aplicações. A resposta é relativa.
Não existe uma idade ideal para iniciar o uso. Tudo vai depender de fatores como predisposição individual, fatores genéticos, cor da pele, tabagismo e exposição solar. Normalmente, pessoas com peles mais finas e claras tendem desenvolverem rugas de maneira mais precoce.
Os principais fatores que influenciam o surgimento das rugas é a idade, quando substâncias como colágeno e o ácido hialurônico tem a produção reduzida pelo organismo, predisposição genética e contração natural dos músculos do rosto.
A toxina botulínica vai ajudar a suavizar essas marcas acentuadas que se formam devido às expressões como testa, no espaço entre as sobrancelhas e os pés de galinha. As rugas que se formam acima dos lábios por conta do vício no cigarro também podem ser amenizadas com o tratamento.
Toxina Botulínica: tipos de aplicação
Antigamente, era comum que esse tratamento fosse realizado a partir dos 40 anos. Hoje em dia, já é possível começar mais cedo a aplicação. Tudo vai depender do objetivo do tratamento, se é para prevenção ou correção de rugas.
Por bloquear os movimentos musculares na face, a toxina botulínica evita a formação de rugas. Dessa forma, em vez de ser usada para reduzir a marcas de expressão, ela tem sido usada para prevenir seu aparecimento. Essa opção é bastante indicada para pessoas que fazem muitos movimentos faciais para se expressar e também para aquelas que tem maior predisposição genética às rugas.
A aplicação preventiva, em geral, é indicado aos 25 anos, que é quando a produção de substâncias importantes à saúde e elasticidade da pele se reduz. Porém, é indicada uma avaliação profissional para indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.
A partir dos 40 anos, já entra em cena a toxina botulínica corretiva. Isso porque são pessoas que já tem rugas dinâmicas mais evidentes. Apesar de não surgir efeito para tratar as rugas estáticas, o tratamento poder ser benéfico inclusive para pessoas com faixa etária superior. Vai depender da existência de rugas que podem ser amenizadas pela técnica.
Além disso, não há contraindicações do uso da toxina botulínica em pessoas mais velhas, como a partir dos 60 anos, se o paciente estiver saudável e entender as possibilidades do tratamento. Vale salientar que é sempre importante ter avaliação de um profissional da área. Ele vai informar com precisão se no seu caso é necessária a aplicação de toxina botulínica ou fazer a indicação de outro procedimento. Na BotoEsthetic Harmonização Facial, você realiza essa avaliação de forma gratuita e é atendido por uma equipe multidisciplinar.
Nossa clínica de estética em João Pessoa fica localizada na: R. Bananeiras, 170 – Manaíra – João Pessoa – PB. Em 1 de dezembro chegamos também a Campina Grande.
Pingback: Saiba tudo sobre o uso da toxina botulínica: Guia completo 2020 - BotoEsthetic - Harmonização Facial
Pingback: Tudo sobre harmonização facial - BotoEsthetic